cartazes conceitos

Quando o Design Entra em Campo

5:33 PMAndy Rodriguez


Neste Ășltimo dia de Junho o programa foi assistir a palestra ministrada pelo designer Ricardo Leite, da Crama Design EstratĂ©gico, com o tema Design no Futebol. A essĂȘncia da apresentação foi salientar a importĂąncia do design, dentro e fora das quatro linhas e como Ă­cones e certos valores sĂŁo fundamentais para o entendimento do pĂșblico.

Ricardo iniciou com um apanhado geral, enfatizando que as soluçÔes de design se fazem presentes literalmente do nosso despertar ao adormecer, claro, nesse meio tempo o dia em que exercemos nossas atividades. E naturalmente as soluçÔes estĂŁo no universo futebolĂ­stico, de uniformes bem distribuĂ­dos em formas e cores, as linhas do campo, atĂ© a parte de fora, com as sinalizaçÔes dos estĂĄdios e nas ruas e campanhas publicitĂĄrias. TambĂ©m abordou o assunto das bolas, atualmente bem camaleĂŽnicas, fazendo uma timeline das redondas que desfilaram os gramados nas Copas do Mundo.

Um ponto importante a se destacar é a questão da cor nos uniformes, ponto-chave para se conquistar uma legião de torcedores ou a repulsa deles. Exemplo bem sucedido é o segundo kit da seleção alemã, que usa as cores do Flamengo para homenagear o clube carioca e deu liga, muita gente simpatizou e acabou com o estoque das camisas das lojas. Outro caso, de sentido oposto, é com o mesmo Flamengo quando lançou o uniforme azul e amarelo, que confundia os próprios jogadores em campo.

Logo apĂłs, o assunto seleção brasileira e a mĂ­stica da amarelinha. AtĂ© o Maracanazo em 1950 o Brasil jogava de camisas brancas e fora feito um concurso, vencido pelo desenhista Aldyr Schlee. Quase 20 anos depois e dois mundiais jĂĄ ganhos, a marca da seleção amarelinha canarinho se imortaliza no tri de 1970. Concordemos que era um timaço, no entanto a mĂ­stica Ă© impulsionada pelo motivo de ser o primeiro campeonato do mundo transmitido na tv a cores.

Na parte final Ricardo Leite fala sobre os projetos da sua agĂȘncia envolvidos com a Copa de 2014. Realçando o cartaz oficial do evento, em que explicou o diferencial para vencer a concorrĂȘncia: o desenho das pernas de dois jogadores disputando a bola, temĂĄtica atĂ© entĂŁo nunca utilizada nas peças anteriores. E tambĂ©m expĂŽs o recurso usado, da contra-forma que Ă© a figura das pernas sendo formadas por Ă­cones nacionais e finalmente formando o mapa do Brasil.

ExperiĂȘncia adquirida, assuntos vistos e debatidos e a satisfação de perceber que o design aliado ao esporte ganha cada vez mais importĂąncia. Confira as imagens da palestra!












You Might Also Like

0 comments

Popular Posts

Flickr Images

Contact Form